18 de julho de 2009

Nem te conto...

Conclui o curso de reciclagem obrigatório do Detran (direção defensiva e primeiros socorros) para renovação da minha carteira de motorista que vence em Agosto. O curso é necessário para quem teve sua CNH emitida antes de 98, se não me engano.

Fui pra cumprir tabela e me surpreendi. Apesar de dirigir um carrinho 1000 e com marcha manual, percebi o quanto eu dirigia no "automático", ou seja, sem estar 100% presente no ato de dirigir, com toda a minha atenção voltada para aquele momento. Tenho certeza que não é só comigo que isso acontece. Quantos de nós dirige ouvindo música, conversando, falando ao celular, sem sinto de segurança, fumando, etc, etc. As vezes passamos por um acidente, reduzimos a velocidade, nos abismamos, comentamos e, pronto, voltamos para o "automático". Sempre achamos que com a gente não vai acontecer...

Abordando assunto direção defensiva, o instrutor passou um vídeo que eu gostaria de dividir com vocês. Ao vê-lo senti meu sangue ir todinho para os meus pés... Espero que vocês também possam perceber-se e policiar-se para o quanto cada um de nós está vendado para os riscos a que nos expomos, e também aos que estão conosco no carro, sempre que deixamos de estar atentos ao modo como conduzimos - praticando pequenas (ou grandes) infrações - e ao que está acontecendo ao nosso redor (principalmente com os outros motoristas). Alguns segundos e cuidados simples, como o uso do cinto de segurança para TODOS os ocupantes do veículo, podem decidir o próximo segundo.


Jámevú! Com cinto, claro!

6 comentários:

Lúcia Soares disse...

Oi, Ivana. Eu também tive que fazer esse curso, preferi ir pra autoescola , em vez de "estudar" sozinha. E meu instrutor "zoava" com a gente, falando que sabíamos tocar o carro, mas não dirigir. Ajudou muito assistir às aulas, dá mais conscientização pra gente.
Feliz Todo Dia, viu? Que não é pra gente desejar felicidades só em datas, né? Bj

Anunciação disse...

Antes que fosse obrigatório o cinto de segurança,eu já era a criatura enjoada que já entrava nos carros alheios colocando o cinto ou procurando se não achava pois tem gente que coloca o dito cujo enfiado por debaixo do banco.Feliz dia do amigo,hoje é mesmo,né?Um beijo,pequena.

Ciça Donner disse...

Égua eu vou ter de fazer esse curso? Mimata... pra tirar a carteira aqui fiz todos esses cursos e prova pratica e teorica novamente. Um terror. Alemao leva muito a sério essa coisa de transito.

Frances... bom, ele TENTA

Ivana disse...

Lúcia, verdade! É bem isso mesmo:"tocar" o carro. Mas tocar é bem diferente de conduzir, né mana?
Beijinhos.

Ivana disse...

Anun, eu também sou "psíca" com o tár do cinto... Primeiro que não dirijo sem e depois que não consigo ver outra pessoa sem tb. Dá um comichão no umbigo, maninha... Nem te conto!
Beijos!

Ivana disse...

Égua, Ciça, nem me diz. Ai deve ser O Teste. Imagino o grár de dificulidade manazinha...
A pessoa deve ter que ser CDF, né?
Beijos!