23 de agosto de 2010

Sindrome de Barbie

A primeira vez que ouvi falar de Maryah Carrey foi quando eu estava na faculdade, por influência de uma colega que, na época, era muito fan e foi quando vi uma foto dela pela primeira vez na capa de um CD. Esse da foto aí ao lado.

Apesar de ouvi-la de vez em quando nas rádios, nunca me tornei admiradora de suas músicas porque sou mesmo é tupiniquim e gosto de MPB.
Agora, com a recente vinda dela para cantar no Brasil em um festival famoso no interior de SP, tanto falou-se dela que novamente voltei minha atenção para o assunto. 
No entanto, desta vez, não é da voz ou das músicas que mais tem se falado, mas sim da forma física da moça! Em muitos sites que visito vi lá umas notas criticando, isso quando ela não foi chamada descaradamente de "gorda", "baleia", "jamanta", "elefanta", "fora de forma" e outras denominações demonstrando o mesmo tanto de "carinho".
Quis escrever sobre isso, porque recentemente os participantes da blogagem coletiva  da Glorinha, abordaram o tema auto estima/ amor próprio, o que sinceramente espero que a Maryah tenha de sobra pra enfrentar o turbilhão de críticas que vem recebendo em função dos quilinhos a mais que adquiriu.

Sou a favor da saúde em primeiro lugar, e do sentimento de paz que se tem quando ficamos felizes com a nossa imagem refletida no espelho e acho que cada um deve achar o caminho que conduz para isto. Porém, me entristece perceber o quanto nós - mulheres 98% das vezes - não temos o direito de estar fora deste padrão Barbie! Será que a gente não pode ter problemas? Não pode se dar ao luxo de comer o que quer e de - sim! - estar acima do peso? A pessoa em questão não pode estar com problemas hormonais, emocionais ou seja lá o que for? Será que não podemos nos permitir? Parece que não. Nem ela, nem eu e nem você! Estamos condenadas a dieta e    juventude eternas. E dá-lhe laxante, botox e sibutramina!

Maryah, minha filha, vá ser feliz que a vida é curta! 
(imagens google)

27 comentários:

Déia disse...

Olha, vou ser sincera, esse povo adora falar!!!!
Pq cada um não cuida da sua vida!!!
Ela tem uma voz linda e como cantora é só isso que precisa ter! né?
bj

Beth/Lilás disse...

Falou e disse, querida Ivana!
A Mariah é uma das vozes mais incríveis que já ouvi, pois tem diversos timbres numa só música, parece um pássaro trinando às vezes.
Então, pra quê ela precisa ter corpitcho de Barbie a vida toda se o seu talento vem de dentro!?
Isso é a tal 'ode à magreza' que o mundo globalizado vem ditando há décadas e que acabará tendo um dia seu final. Nenhuma mulher com seus hormônios flutuantes em cada década aguenta mais este jugo.
Abaixo a ditadura da magreza!
hehe
Mas, será que ela está satisfeita ou estará com baixa auto-estima?
beijocas cariocas

Bia disse...

E todo mundo sabe que depois que se casam as pessoas tendem as engordar, quem tem a genetica mais propensa pra isso, engorda mais...

bjs

Blog da Fatima disse...

Concordo contigo...
Deixa a mulher ser gorda, se ela ta feliz assim é o que basta!! Esse povo gosta mesmo de um bafãoné não??? afeee

Bjosno ♥

Bel disse...

O bom é cada um saber de si. Mas quem é famoso, se expõe, aí... não tem jeito.

Mas quem não aguentar ver sem criticar, fecha os olhoes e só ouve! ;)

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Pois é... o que tem a ver os kilinhos a mais da moça com o que ela faz de melhor..alias, adoro... que é cantar??? esse povo tem mais é que procurar o que fazer né?
Quer saber amiga? nós podemos nos dar o luxo de não ser nenhuma barbie sim sabia? porque aqueles que falam não merecem a nossa atenção pobrezinhos...
Bjs carinhosos
Márcia

Dani dutch disse...

OI Ivana, também sou contra aqueles corpos esqueleto pele e osso, tipo barbie, e mulher tem que ter curva.
Adorei seu post.
bjuss

Anônimo disse...

O que mais me indigna, é q mtos q falam são aqueles que se diz contra a magreza da mídia!!!

Katia Bonfadini disse...

Ivana, adorei sua abordagem sobre o assunto. Eu penso o mesmo que você e quando se está na mídia, a cobrança é dez vezes maior. O mesmo aconteceu com a cantora Jessica Simpson, que considero linda e tem corpo de Pin-Up! Ela recebeu as mesmas críticas que a Mariah. Eu já sofri muito tentando agradar os outros e desagradando a mim mesma. Não foi pela questão do peso, mas por outros assuntos e sei o quanto isso faz mal!!!!! Precisamos estar em equilíbrio conosco, respeitar nossa natureza e dar menos importância à críticas e cobranças alheias. Digo isso como um conselho pra mim mesma, estou tentando ser mais assertiva... No mais, também adoro MPB e nunca gostei das músicas da Mariah. Talvez a crítica tenha pego mais pesado porque ela sempre usou a boa forma como instrumento de marketing para vender sua música. Já vi alguns clips dela, em que invariavelmente estava vestida com roupas super justas, curtas e fazia poses sensuais. E nem precisava disso porque, apesar de eu não gostar das músicas dela, a moça tem talento e uma voz muito bonita.

Que bom que vc gostou da geleia, posso garantir que ela realmente fica deliciosa e, como é menos doce, é menos enjoativa também! Vale a pena experimentar a receita! Beijão!

Lúcia Soares disse...

Oi, Ivana.
Será que a moça está grávida?
Quando a vi chegando a um restaurante, pensei logo nisso.
Não sei o que seria de mim se me visse destrinchada assim pelas lentes.
Mas a "culpa" é das famosas mesmo, principalmente, porque quando aparecem chegam todas magérrimas, gatonas. Dedicaram-se a isso pra atingir a fama. Um dia relaxam e...bau, bau, todo mundo cai de pau! (com rima e tudo)
Vou riri muito se for gravidez e "o povo" que a criticou vai ficar de cara no chão! rsrsrs
Beijos.
(sou uma gordinha conformada, já não brigo com minha imagem).

Anunciação disse...

Falou pouco e disse tudo.E tenho dito.

Luma Rosa disse...

Lógico que notei que ela engordou, mas isto não tirou o brilho do seu talento musical. Ela talvez seja a artista feminina que mais ganhou prêmios e está na lista dos 100 melhores cantores de todos os tempos e além de cantar bem, é dona de um ouvido musical absoluto. Talvez tenha chamado a atenção a sua forma física porque ela sempre apareceu em público valorizando este lado. Percebe a imagem que publicou dela? E mesmo estando acima do peso, estava com um decote super generoso na sua apresentação no Brasil. Compreendo que pessoas imaturas e fúteis só enxerguem antes a aparência antes de ver o talento. Acredito também que ela não teve a percepção de como exploraram a sua imagem no começo de sua carreira e como persiste nisso. Vejo que muitas mulheres se deixam explorar na juventude e quando chegam na idade madura, a depressão de não conseguir manter o padrão anterior, acaba por criar uma sindrome, facilmente percebida e entra-se em um ciclo vicioso de luta contra o metabolismo. Espero que ela supere os problemas emocionais dela que não são poucos! Beijus,

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ivana querida, tudo bem?

Adorie o texto e a abordagem como vc levou o assunto.

Vou escrever algo que minha avó sempre dizia: " Quem nao sabe o que dizer diz merda". (me refiro aos jornalistas...)

É isso!

Grande beijo

Nina disse...

oiiiiiiiiiiii!!!!!!!!!!!

Ivana mulher, gosto mt dela nao, mas o tema aqui é outro e vc tem razao, o negócio é ser feliz!
um bj querida

Andreia Inoue disse...

ola,vim conhecer o seu blog atraves do da bia.
:D
e achei muito importante esse post.Infelizmente existe esse bombardeio quando nao se esta dentro do "tamanho"que consideram o ideal.
E olha que a mariah nem modelo é para se ter essa cobranca em cima da boa forma,ela eh cantora e a voz deveria bastar.
abracao.

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Ivana querida,
Deculpe eu ter demorado a aparecer por aqui, mas amiga, vou te confessar, ando meio distraida...
Sobre o post eu já comentei, e vim aqui hoje pra te responder sobre o meu post referente minha vida nos EUA. Antes, quero dizer que eu tb sempre admirei e gostei mas da Europa, mas vim parar aqui por conta de um grande amor, eu já postei lá no blog. O que mais pegou na realidade foi não ter ninguem de meu aqui..você entende? falta da familia mesmo..o clima é horrivel, mas a gente acaba se adaptando, a lingua, com o tempo a gente aprende..estou aqui há doze anos e ainda não me acostumei em nao ter minha familia aqui comigo...Acho que voei muito longe amiga..mas aprendi tb que nada acontece por acaso, e aqui tb tive algumas alegrias e eu tento fazer valer a pena.
Bjs carinhosos pra voce amiga..
Márcia

Mahria disse...

Sibutramina...conheço bem. Triste demais ser dependente da opinião dos outros para se sentir bem, feliz.


Bjo
Mah

Lúcia Soares disse...

Cadê minha paraense do coração?
Sumiu, foi?
E o feriadão? Vai viajar ou trabalhar dobrado?
Está tudo bem?
Saudade!
Beijo!

Sandra Lima disse...

Sem problemas Ivana!
Eu já excluí até post sem querer!
Beijos

Celia disse...

Realmente vivemos numa época que todos deve serem magerrimos. Uma loucura. Triste pra os que acham que isso é certo e fazem mil coisas pra nao engordarem. É como vc mesma falou...a vida é tao curta. Vale a pena fazer isso.???? Boa semana. Bj

Carmem Tristão disse...

não vou negar que me assustei quando vi as fotos desse show dela no Brasil. Vai saber se é descuido ou disfunção... o fato é que já foi estabelecido um padrão. democrático ou não, o padrão "Barbie" já foi estabelecido e os espelhos são as celebs. Quanta moça por aí quer ter o "corpinho" de tal ou tal atriz? no mundo das celebs, elas são duramente criticadas. No nosso mundinho real, as gordinhas são motivo de piadinha, não servem para namorar, para serem empregadas/contratadas (sim, existe preconceito!), recebem olhar torto quando tem uma pizza na mão, ouvem comentários esdrúxulos quando investem numa batata frita. como se a felicidade fosse permitida somente às magras...

Ciça Donner disse...

Ai maninha: uma coisa é vc passar a vida na base de pao e água pra ficar magra e de repente dizer "q se dane... quero comer e ser feliz".
Outra é vc está/ficar com problemas de saude por conta disso!!!

Ok, a preocupacao de 90% do povo é com a estetica, mas gordura e/ou seu excesso pode causar problemas graves a saude e ficar nessa de "sou gorda mas sou feliz" nao ajuda mesmo!!!

BEIJOS de quem está com mae e tia cheia do colesterol/trigliceridios/pressao alta e batendo uma pratada de charque frito com acaí todos os dias!

Lúcia Soares disse...

Ivana, a foto está linda! Quer dizer: você está linda na foto, mulé!
Manda uma maior. Ficou lindão o cabelo!
Adorei!
Conta aí, vai, cadê tu?
Beijos!

Unknown disse...

Sou nutricionista e sou contra essa síndrome de barbie. Concordo com você, saúde é o mais importante. Por isso consulte uma nutricionista para ser saudável.
Gostei do tema.
Ah, acho o cabelo dela bem bonito.
Bjks e bom findi maninha.

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Hey minha querida amiga...kd você hem? tá sumidinha e eu to com saudades viu!!! Tá tudo bem por ai? aqui continua a correria, mas já está melhorando mais...
Querida, tenha um lindo e abençoado final de semana
Bjs
Marcia

Débora disse...

Oi querida, adorei o seu Blog. Parabéns, viu?
Quanto a este post, concordo com você. É uma pressão louca para a gente estar conforme um determinado padrão quem nem sempre é o que mais nos favorece, mas fazer o quê?
Ela realmente está mais cheinha, mas se ela está como nessas fotos está bem melhor do que aquela magreza excessiva da capa do CD.
Enfim, sem mais palavras.
Beijo para você.
Angel.

Débora disse...

Oi querida, adorei o seu Blog. Parabéns, viu?
Quanto a este post, concordo com você. É uma pressão louca para a gente estar conforme um determinado padrão quem nem sempre é o que mais nos favorece, mas fazer o quê?
Ela realmente está mais cheinha, mas se ela está como nessas fotos está bem melhor do que aquela magreza excessiva da capa do CD.
Enfim, sem mais palavras.
Beijo para você.
Angel.