8 de julho de 2010

Vítima da Quinta: e a escolhida foi vo-cê!


Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo.
Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).
A caricatura é a mãe do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.

Fui pesquisar pra saber o conceito bem direitinho, tal a estranheza em perceber que estes desenhos, raramente deixam "bonita" a pessoa retratada. Claro que parto do princípio que a beleza é uma percepção subjetiva e que poderíamos simplificar dizendo que belo seria o que agrada a nossos olhos.
Ora, ora, agora entendo! A caricatura não tem compromisso com a beleza, mas pode ser engraçada, dependendo de quem a vê. 
Uma olhadela um pouco mais espichada e descubro que caricatura também é coisa de gente pop! Nacionais e internacionais: 
Tem astro do rock, que originalmente era negro, mas acho que ele não se gostava muito desse jeito...
Tem a rainha pop, que recusa-se a envelhecer e desafia o tempo fazendo malabarismos nos palcos...


Tem aquela outra, que é uma "gracinha"...


E aquela uma, que quando começou a carreira chegava de táxi, mas que agora, com as vaquinhas gordas e pastando à sombra, só anda mesmo é de helicóptero...
E tem aquele tipo que não é pop nem nada, que está descobrindo que o tempo deixa a gente melhor, que não acha assim tudo uma "gracinha", mas costuma rir sozinha (as vezes dos outros, as vezes de sí mesma) e que a vaquinha ainda pasta, porém sem excesso de peso e usando filtro solar, porque ainda não está à sombra:


Eduardo, você fez minha Quinta inesquecível!!! Um beijo e obrigada!!

Imagens das caricaturas pops, from pai google. Mas a minha é presente do Eduardo, do blog Vítima da Quinta!

22 comentários:

Bia disse...

Gostei! Parece mesmo com vc, pelo menos nas fotos que eu já vi por aqui!
Eu tenho uma caricatura feita há 10 anos atrás quando fui na disney. Ainda usava aparalho nos dentes, nem parece mais comigo!

Ah, fiquei curiosa para saber qual é o seu palpite!! hahaha

bjs

Beth/Lilás disse...

Uau, que legal!
Bem divertida sua caricatura e alegre, pelo menos é o que o artista captou em você. Seus olhinhos são de gente feliz e a boca larga e vermelha em sorriso, diz tudo.
Agora o pobre Michael já era mesmo uma caricatura em pessoa. tsc tsc
beijos cariocas

Bel disse...

Acho super legal essa maneita de homenagear os amigos com caricaturas, no Vítima da quinta! PArabéns pra o Eduardo que é um artista, e procê, né, mana?

Xêroooo

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ivana, que post lindo!

Sbe que eu nem sabia toda essas coisa da carictura, rs.

Adorei tudo qui e sabi que vc ia ficar super feliz com este presentao do Eduardo.

Um beijao

Anônimo disse...

,

obrigado pela homenagem que prestou, com este post, ao Vítima da Quinta!
Que bom seria se "todos" fossem como você!!!! srsrs
Bjs

Katia Bonfadini disse...

Oi, Ivana!!!!!! Eu adoro caricaturas! Uma vez fui em uma festa onde havia um caricaturista e achei super divertido! Fiquei meio ansiosa porque sou nariguda e fiquei com medo que ele exagerasse ainda mais esse meu traço, mas até que o resultado ficou legal! Eu faço ilustrações, mas não sei fazer caricaturas, acho que é a parte mais difícil de desenhar... Requer muita observação e riqueza de detalhes. Por isso admiro muito quem faz esse trabalho bem feito!!!! Um grande beijo e um lindo final de semana!

Live from Germany disse...

Adorei o post! Muito divertidas as caricaturas que vc colocou.
Sem contar a sua, ficou demais!!

Renata Peixoto disse...

Oi Ivana!
Achei um barato sua caricatura!
Já fiz uma minha tb com um artista no meio da rua, mas me deu até medo...fiquei medonha!! rs
Beijão

Anônimo disse...

Adorei!

Dani dutch disse...

OI Ivana, tudo bem?
Eu também não entendia nada de caricaturas, até ler seu post.... e gostei da sua, fico imagindo como seria a minha ... ai jesuis .. !!
VC vem pra cá ano que vem ? Poderiamos nos conhecer... eu moro em Zwolle, vamos nos falando até lá... Vou ao Brasil acho que em janeiro ... bjuss

Bia disse...

Ahh Ivana me conta o seu palpite vai!!! :P hahaha!!

bjs

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Oi amiga...
Nossa quero te agradecer por todo o carinho lá no meu cantinho...agora que a correria passou, estou voltando com as baterias carregadinhas..rsrsrs
Diego vai ficar em casa até abril do ano que vem, quando entao vai pra faculdade em Idaho. Mas já está bom né amiga..vai dar pra cuidar mais um pouquinho do meu baby..apesar que a namorada é um grude viu..affeeee... mas fazer o que né? tenho que me acostumar que agora eu estou em segundo plano...mas sei que o amor sempre existirá.
Vaguinho esses dias deu um susto.. estavamos todos no quintal e ele estava junto conosco, derrepente ele pulou pro quintal da vizinha. Chamamos e nada dele vir.. ai o meu marido atravessou pro outro lado e foi pegar ele...menina ele dava cada avanço e ficava em pé como se fosse atacar. Meu esposo ficou receoso mas mesmo assim nao saiu de perto dele. Ai eu resolvi ir lá e pedi para meu esposo deixar que eu iria tentar pegá-lo. Me aproximei e fui conversando com ele, até que consegui acalmá-lo a trazer de volta pra casa. Fiquei espantada e ao mesmo tempo decepcionada, porque nao esperava que ele pudesse ter aquela atitude com meu esposo. Nos o tratamos com tanto carinho... agora ele está proibido de sair para o quintal..ficamos co medo dele reagir da mesma forma de novo... o que poderia ter acontecido hem? até agora nao entendemos... sei lá viu...já aconteceu algo parecido com os seus gatinhos?
Bom, é isso agora estou de volta ok?
Bjs carinhosos
Márcia

Elaine Barnes disse...

Putz,sensacional essa aula de caricatira. Se fizessem a minha tenho certeza que enfatizariam minha cara de lua cheia com nariz de batata ahahahhaa
Vim pra também convidá-la a participar da blogagem coletiva dia 19/07 no blog Diário de Bordo
"Auto-estima e o Feminino"
http://diariosdebordo-2.blogspot.com/2010/07/blogagem-coletiva.html
Vamos! Montão de bjs e um final de semana maravilhoso!

Lúcia Soares disse...

Oi, Ivana. Saudade de você!
Gostei da caricatura, é muito bem feita. Embora tenha todos os seus detalhes, ele "carregou" no loiro dos cabelos e no formato das sobrancelhas, o que não a deixou muito parecida com você.
Mas sem dúvida o Eduardo é ótimo, já vi a caricatura da Georgia, no blog dela e a achei muito parecida com ela.
Mas você é poderosa, heim? Já está na mira dos artistas! rsrsrrs
beijos!

Luma Rosa disse...

Já vi algumas caricaturas do Eduardo, mas não sabia que ele tinha um blogue exclusivo. Fui lá e me diverti muito! Caricatura é isso! Pura diversão! Beijus,

Dani dutch disse...

Ivana, otimo domingo. !!
bjuss

Carmem Tristão disse...

Que linda!!!!! eu também já fui vítima! Mas fui alvo dos meus estagiários mesmo! Cambada de sem serviço! Vou tentar achar a imagem! nessa coisa de troca de empresa, de computador, mudanças etc. etc. etc. sempre fica alguma coisa pra trás, né!

a situação foi bem engraçada! meia hora depois de eu chegar no serviço, sérvulo aparece com os meus óculos de grau. bem que eu vi que tinha alguma coisa faltando!!!!!! rsrsrsrs até aí tudo bem. sérvulo foi embora e eu me dirigi pra sala da criação pra passar alguns recados. foi só eu chegar que os rapazes rapidinho esconderam um papel com um desenho. e a estagiária danou a rir! que dificuldade que foi pra eles me mostrarem. eles acharam que eu ia brigar rsrsrsrs

menina, eles acharam tão engraçada a cena que resolveram caricaturar: eu, uma mulher enorme e ancas largas, mulher de um baixinho barrigudo rsrsrsrsrs

aiai! eu lembro desse momento como se estivesse acontecendo agora! foi realmente engraçado.

saudade de você, viu!

Ivana, eu sei que isso não se pede, mas você me ajudaria muito se pudesse se tornar seguidora do blog http://abibliadamidiasocial.blogspot.com. É meu cliente e sou eu quem está fazendo o blog. E eu to precisando movimentar a casa. Eu agradeço muitão!

Unknown disse...

Maninha, um dia desses achei uma caricatura minha feita no Brasil e coloquei em um porta retrato que ganhei. Mas faz tempo que tô querendo pousar para um profissional aqui em Heidelberg.
Boa semana!!!
Bjks

Meiroca disse...

O Edu é um grande artista, ja tive a oportunidade de ser caricaturada por ele.
Bjs

Meire
www.meiroca.com

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Hey menina...tudo bem por ai? Tá dando uma descansada é? faz bem. Aqui tudo tranquilo e na paz... dá noticias viu!!!
Bjs carinhosos
Márcia

Vem desfrutar do Amor de Deus disse...

Ivana,
Ele hoje foi de novo pro veterinário e tomou duas injeçoes e está tomando um antibiotico meio forte...tadinho viu...ai..amiga espero que amanha ele amanheça melhor, nao aguento mais ver ele assim. Vaguinho fica atras dele..onde ele vai Vaguinho vai atrás...são amigos de verdade...queria que todos no mundo fossem assim...
Bjs e boa reforma por ai tá?
Fica com Deus

Márcia

Mahria disse...

Ficou ótima, a roupa estampada, igual a sua de verdade rs



Bjs
Mah